Op deze pagina kunt u een gedetailleerde analyse krijgen van een woord of zin, geproduceerd met behulp van de beste kunstmatige intelligentietechnologie tot nu toe:
Doação de sangue é o processo pelo qual um doador tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para um uso subsequente em uma transfusão de sangue.
No mundo desenvolvido, a maioria dos doadores de sangue são voluntários não remunerados que doam sangue para um suprimento comunitário. Em alguns países, os suprimentos estabelecidos são limitados e os doadores geralmente doam sangue quando familiares ou amigos precisam de uma transfusão. Muitos doadores doam por diversos motivos, como uma forma de caridade, conscientização geral sobre a demanda de sangue, aumento da confiança em si mesmo, ajuda a um amigo ou parente pessoal e pressão social. Apesar das muitas razões pelas quais as pessoas doam, poucos doadores em potencial doam ativamente. No entanto, isso é revertido durante os desastres, quando as doações de sangue aumentam, muitas vezes criando um estoque excessivo que terá de ser descartado posteriormente. No entanto, em países que permitem doações pagas, algumas pessoas são pagas e, em alguns casos, existem outros incentivos além do dinheiro, como férias pagas do trabalho. As pessoas também podem ter sangue coletado para seu próprio uso futuro (doação autóloga). Doar é relativamente seguro, mas alguns doadores apresentam hematomas onde a agulha é inserida ou podem desmaiar.
Os doadores potenciais são avaliados por qualquer coisa que possa tornar seu sangue inseguro para uso. A triagem inclui testes para doenças que podem ser transmitidas por uma transfusão de sangue, incluindo HIV e hepatite viral. A Organização Mundial de Saúde celebra desde 2005, o Dia Mundial do Doador de Sangue em 14 de junho.